Na Copa do Nordeste, o Vitória tem vivido uma contradição. É o maior campeão da história da competição, ao lado do Bahia, com quatro títulos, porém, não levanta a taça há mais de dez anos. O último título do Leão foi em 2010, quando venceu a final contra o ABC por 2 a 1, de virada. Naquele ano, o time assumira a liderança isolada dos maiores campeões do Nordestão.
Treze anos depois, a comemoração em pleno Frasqueirão, em Natal, parece memória distante. De lá para cá, o Vitória sequer chegou a uma final. E viu o Bahia vencer em 2017 e 2021, empatando em número de títulos, e o Sport encostar ao ganhar 2014 e chegar a três conquistas. No Baiano, que ocorre também no início da temporada, a situação não é diferente e a equipe não vai para a fase final desde 2018.
O Rubro-Negro entra em campo hoje, às 19h30, contra o Cordino-MA, no Barradão, pela Pré-Copa do Nordeste, e terá a chance de mudar esse roteiro recorrente na última década. Em caso de triunfo, decide a participação na competição com o vencedor de Altos x Jacuipense. Junto com a vaga na competição mais importante da região, a classificação pode fortalecer a confiança da equipe comandada por João Burse para as disputas do Campeonato Baiano, da Copa do Brasil e da Série B.
Para a partida, o técnico não vai contar com jogadores recém-contratados, a exemplo dos atacantes Léo Gamalho, Nicolás Dibble e do zagueiro Dankler. Todos eles ainda não estão regularizados. O mesmo ocorre com Gustavo Blanco, que chegou ao clube por empréstimo no ano passado e não foi regularizado.
Guilherme Lazaroni, em recuperação de contusão, e Eduardo, que cumpre punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, também não jogam.
Trabalho coletivo
O treinador do Vitória, em entrevista coletiva ontem, fez um balanço positivo da preparação. “Tudo ocorreu como a gente planejou. Trouxemos os atletas que a gente queria. Feliz pelos atletas que abraçaram o projeto. E feliz pela preparação, tudo que a gente construiu. Estamos prontos para a estreia”, afirmou Burse.
O técnico ressaltou o coletivo e não demonstrou preocupação com os desfalques. “A gente montou um elenco, não somente um time”, acrescentou.
Sem Léo Gamalho, principal contratação ofensiva, João Burse deve inciar a partida com a dupla Osvaldo e Tréllez no ataque, com Rodrigo Andrade, Diego Torres e Gegê no meio. Na defesa, a tendência é que o treinador repita a escalação dos titulares do jogo-treino contra o Atlético de Alagoinhas, na última sexta, com o goleiro Dalton, o lateral-direito Railan, os zagueiros Marco Antônio e Camutanga e o lateral-esquerdo João Lucas.
Levando em conta que o Leão perdeu por 2 a 1, pode ocorrer alguma mudança para corrigir falhas. Mas é difícil, uma vez que, com os titulares, o jogo seguia empatado. Foi apenas na etapa final, quando o técnico fez testes no time, incluindo atletas da base, que o Atlético de Alagoinhas fez o segundo gol.
Uma possível surpresa pode ser o atacante Rafinha, que se destacou em 2022, com oito gols na Série C, e estava se recuperando de lesão muscular. Ele deve começar o jogo no banco e pode entrar na partida.
Em comparação aos anos anteriores, o Vitória realizou uma pré-temporada mais consistente, com contratações importantes e a manutenção de atletas que tiveram destaque em 2022. A partir de agora, o Rubro-Negro vai tentar fazer valer esse início de temporada diferente para não deixar escapar a chance de retornar com força à principal competição do futebol nordestino, da qual é um dos maiores vencedores, e de mudar a rota do seu histórico recente.
FICHA TÉCNICA:
Vitória x Cordino – Pré-Copa do Nordeste 2023
Local: Barradão, em Salvador (BA), às 19h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno César Chaves Vieira e Karla Renata Cavalcanti de Santana (ambos de PE)
Vitória – Dalton; Railan, Camutanga, Marco Antônio e João Lucas; João Pedro, Rodrigo Andrade e Diego Torres; Gegê, Osvaldo e Trelléz. Técnico: João Burse
Cordino – Dida; Everton, Rony, Gilmar e Eric; Diego Teles, Recife, Chaveirinho e Felipinho; Ulisses e Paulo Victor. Técnico: Marcinho Guerreiro.
Fonte:ATarde