A Polícia Federal (PF) deflagra, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Houdini, para desarticular organização criminosa responsável por esquema milionário de descaminho de vinhos de origem argentina.

A ação ocorre em Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Paulo Afonso e Cruz das Almas.

Segundo a Polícia Federal, mais de cem policiais federais executam oito mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.

Também são executadas ordens judiciais para o bloqueio de veículos, bens imóveis e contas bancárias. A operação conta com o apoio da Receita Federal do Brasil e da Polícia Militar do Estado da Bahia.

A investigação

Conforme explica a PF, a investigação teve início em 2022, a partir da apreensão de uma carga de vinhos oriundos da Argentina, no município gaúcho de Horizontina, internalizados no Brasil sem a devida documentação legal.

Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Federal mapeou os principais integrantes da organização criminosa e identificou que, de dezembro de 2020 a abril de 2022, o grupo movimentou mais de 100 milhões de reais.

Fonte:FortenaNotícia