Um levantamento feito pela Safernet Brasil, associação civil que atua no combate aos crimes virtuais e violação dos Direitos Humanos na internet, apontou aumento de denúncias contra discursos de ódio no Brasil, no ambiente virtual. Os dados levantados neste mês de abril são de 2020 e 2018 e fazem comparativo com os anos que antecederam as últimas eleições municipais e presidenciais.
A Safernet recebe denúncias de 10 crimes contra os direitos humanos praticados com uso da internet. Os números mostraram que dos sete crimes que envolvem discurso de ódio que chegaram à Central Nacional de Denúncias, seis tiveram maior prevalência nos anos de eleições, em relação aos anos anteriores.
Entre os problemas apontados, estão racismo, LGBTfobia, xenofobia, neonazismo, misoginia e apologia a crimes contra a vida. Apenas casos de intolerância religiosa não seguiram o mesmo padrão. Os casos podem ser denunciados no site da Safernet.
Crescimento do discurso de ódio nas eleições
Para a Safernet os indicadores apontam que as eleições tornaram-se, nos últimos anos, um campo fértil para o discurso de ódio, que desde 2018 têm registrado aumento no período eleitoral.
Em 2020, racismo e xenofobia registraram mais do que o dobro de denúncias em relação à 2019. Já as denúncias de neonazismo tiveram um crescimento de 840,7% em relação ao ano anterior.
Em 2018, misoginia, xenofobia e neonazismo tiveram os maiores percentuais de crescimento. leia mais AQUI.