O Diário Oficial da Bahia traz, neste sábado (15), o decreto que institui o Comitê Estadual Interinstitucional de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise). O objetivo da entidade é integrar os órgãos, entidades da administração pública e representantes da sociedade civil.
A criação do comitê acontece após uma semana marcada por boatos e atos de violência ligados às escolas na Bahia. Na quinta, por exemplo, um estudante de 20 anos invadiu um colégio, em Salvador, armado com uma faca. No mesmo dia, outro estudante foi apreendido com uma machadinha e um facão dentro de uma mochila.
Na sexta-feira (14), o Governo da Bahia anunciou que seria criado um Centro de Controle e Comando e o Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas. As medidas foram estabelecidas após reunião entre o governador em exercício, Geraldo Júnior, com secretários e dirigentes.
No Diário Oficial é explicado que, com a criação do Cise, o governo pretende favorecer a atuação colaborativa para a construção de ambientes educacionais isentos de ameaças a estudantes, professores, dirigentes e famílias.
Farão parte do comitê integrantes dos seguintes órgãos:
- Secretaria da Educação – SEC
- Casa Civil
- Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH
- Secretaria de Comunicação – SECOM
- Secretaria da Segurança Pública – SSP
- Polícia Civil da Bahia – PCBA
- Departamento de Polícia Técnica
- Polícia Militar da Bahia – PMBA
- Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – CBMBA
- Coordenação Geral de Políticas para a Juventude, da estrutura da Secretaria deRelações Institucionais – SERIN
- Conselho Estadual de Educação da Bahia
- Procuradoria Geral do Estado – PGE
Fonte: G1