Com a missão de se manter fora da zona do rebaixamento, o Bahia entra em campo na noite desta quinta-feira (9) para enfrentar o Cuiabá na Arena Fonte Nova pela 33ª rodada do Brasileirão. O tricolor está empatado em número de pontos com o Cruzeiro, que abre o Z4 com 37 pontos, mas tem um jogo a mais que os mineiros, o que aumenta a pressão para um resultado positivo no duelo de logo mais.

Antes do apito inicial, Ceni já precisou promover uma importante mudança no onze inicial de sua equipe. Titular, Thaciano recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Grêmio e está fora do confronto, o que abre espaço não só para uma disputa por posição, mas uma possibilidade de alteração na formação tática do Bahia para iniciar o jogo.

Desde que chegou ao clube, o treinador tem adotado, na maioria dos jogos, principalmente em casa, o 4-4-2, com quatro homens no meio-campo e uma dupla de ataque. Sem Thaciano, há a possibilidade de Rogério Ceni voltar com o 4-3-3, com Ademir, Rafael Ratão e Luciano Juba brigando pela posição. O ponta Biel seguiria atuando pelo lado direito. Dessa forma, o meio seria composto por Rezende, Yago Felipe e Cauly.

Outra possibilidade é manter o esquema com quatro jogadores no meio, mas escalar Acevedo no lugar de Thaciano completando a meiuca com o trio já citado. Vale lembrar que, diante do Fluminense, Ceni iniciou a partida no 4-4-2 e alterou na segunda etapa, escalando Ademir no lugar de Biel e Juba no lugar do próprio Thaciano, transformando o time num 4-3-3.

Na defesa, o técnico terá à disposição suas principais peças. O zagueiro Kanu e o lateral Gilberto retornam após suspensão e serão titulares. Victor Hugo fará dupla com o capitão e Camilo Cándido atuará pelo lado esquerdo. Gabriel Xavier e David Duarte, titulares contra o Grêmio, tendem a voltar para o banco de reservas.

Visitante incômodo

Em campo, o time de Rogério Ceni enfrentará uma equipe que tem mostrado muita força como visitante e, até agora, somou a maioria dos seus pontos longe de Cuiabá. O Dourado iniciou a rodada como 12º colocado com 41 pontos, sendo que 23 deles foram conquistados nas partidas fora de casa. Na Arena Pantanal, o Cuiabá conquistou 18 pontos até agora.

A equipe comandada pelo treinador português António Oliveira vem de três jogos de invencibilidade como visitante, sendo duas vitórias diante de Coritiba e Botafogo, 3×0 e 1×0, e a última delas um empate em 0x0 contra o Santos, que também briga contra o rebaixamento.

Sem sofrer gols em casa nos últimos três jogos como mandante, a defesa azul, vermelha e branca precisará abrir o olho com o artilheiro cuiabano no Brasileirão. Deyverson, contratado no meio da última temporada, vive bom momento com a camisa do Cuiabá e soma dez gols na Série A. É o jogador que marcou mais gols em uma única edição de Brasileirão com a camisa do Dourado. O atacante está confirmado no time titular de António Oliveira.

No meio-campo, o Cuiabá terá uma mudança em relação ao último jogo, que é o retorno do volante Raniele, conhecido pela torcida do Bahia após vestir as cores do clube em 2021. O desfalque será o meia Fernando Sobral, que recebeu o terceiro amarelo e está fora da partida.

Fonte: Correio