A espera pela queda do preço do arroz pode ficar pra outro momento. Por enquanto, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) estima que a tendência é de estabilização no patamar de R$ 25 a R$ 35 a saca com cinco quilos.

“Eu acredito que ele não tenda a ficar mais barato, mas ele tende a se estabilizar nesse patamar de preço que estamos vivendo”, disse Elton Doeler, diretor-presidente da entidade, em entrevista à Globo News.

Nem mesmo a medida do governo federal em zerar a taxa de importação do arroz terá efeitos práticos no preço do item. De acordo com informações do UOL, o governo zerou a alíquota da taxa para o arroz em casca até 31 de dezembro deste ano.

A perspectiva de estabilização do preço em alta é defendida também pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida. Segundo ele, o mercado internacional está pressionando os preços dos alimentos, então pode ser que a tendência de queda demore um pouco. No entanto, o comportamento não deve comprometer a estabilidade de preços.