Votorantim Energia desenvolverá simulação computacional. Projeto digital será utilizado para o planejamento operacional e mitigação de riscos sociais e de segurança nas comunidades do entorno considerando diferentes níveis de vertimento da água nas comportas da UHE Pedra do Cavalo

A Votorantim Energia, gestora da UHE Pedra do Cavalo, informa que o teste de calha do Rio Paraguaçu, que seria realizado no dia 17 de agosto, foi suspenso, conforme comunicação recebida da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). A empresa iniciou o investimento em uma simulação computacional a partir de um mapa virtual das margens e calha do rio Paraguaçu. A proposta da empresa se mostrou como uma alternativa aceita pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, em razão do cenário de pandemia e as medidas de restrição de locomoção e isolamento social recomendados pelas autoridades de saúde. Considerando todas as etapas do novo projeto digital, a expectativa é que a simulação virtual seja concluída dentro de alguns meses.

A companhia iniciou o investimento na solução digital que fará o mapeamento do relevo e das margens e calha do rio Paraguaçu, com alta precisão. A simulação computacional será capaz de prover resultados similares ao teste de calha real e fornecerá dados sobre a elevação do nível do rio, ao longo da calha, com diferentes volumes de vertimento da água, o que permitirá o planejamento operacional adequado para avaliar a segurança das comunidades da região.

A VE tem consciência dos desafios e de sua responsabilidade. E reafirma o compromisso em manter a sociedade e comunidade local informadas sobre todas as ações realizadas pela empresa nas comunidades no entorno da UHE Pedra do Cavalo. Isso significa um legado de melhores práticas e respeito, que direcionam as nossas ações e decisões para a manutenção do relacionamento de confiança.