O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), saiu em defesa do youtuber Felipe Neto, que nas últimas semanas tem sofrido com ataques e notícias falsas veiculadas nas redes sociais.

Em post feito no Twitter neste sábado (1°), Maia prometeu acelerar a votação do projeto de combate às fake news, e convidou o youtuber para se reunir e discutir a PL na Casa.

De acordo com o demista, os ataques a Felipe Neto, que se tornou um dos críticos do presidente Jair Bolsonaro desde a sua eleição, provam o “caráter” daqueles que são “incapazes de vencer um debate” com argumentação e “respeito”.

Na última quarta-feira, um grupo de homens foi até a casa do influenciador digital que te quase 39 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, para fazer ameaças.

Um dos responsáveis pelas ameaças identificado como Cavalieri, é um dos autores do disparo de fogos de artifício em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Muitas personalidades e parlamentares se manifestaram a favor de Felipe Neto, entre eles o senador Humberto Costa (PT-PE), que afirmou que foram identificadas 3,5 milhões de mensagens de ódio contra o youtube em apenas 48 horas.

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eduardo Braga (MDB-AM) também se solidarizaram com o influencer. O emedebista classificou Felipe Neto como  “mais uma vítima da máquina de mentira e calúnia que alimenta a desinformação e o ódio nas redes sociais”.

Em conjunto com outras 36 entidades, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) emitiu um manifesto em reação aos ataques, frequentemente disparados pot grupos bolsonaristas na internet.

De acordo com o texto assinado pelo presidente do órgão, Felipe Santa Cruz, a campanha de difamação que o associam, inclusive a incentivo à pedofilia, são uma clara tentativa de “calar a voz de uma pessoa que é muito popular nas redes sociais e que tem feito frequentes e duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro”.