O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou que as aulas teóricas dos cursos de formação de condutores sejam feitas remotamente durante a pandemia do novo coronavírus. A partir do dia 1º de julho, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão oferecer aulas à distância para os alunos que manifestarem interesse.

Nesta quarta-feira (24) o Ministério da Infraestrutura publicou resolução referendando a decisão. O conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas deverão seguir os mesmos critérios já definidos para as aulas presenciais.

De acordo com informações do UOL, as plataformas adotadas deverão permitir o cruzamento com as bases de dados dos órgãos de trânsito para que seja possível autenticação biométrica facial do instrutor e dos candidatos. A resolução determina, além da validação no início e no término da aula, auditoria das ações dos usuários no sistema e a proteção das informações coletadas durante as aulas.

Os candidatos terão até 15 minutos de tolerância, a partir da abertura da aula, para entrar na sala virtual. Também deverá ser feita mais uma autenticação, já durante a aula e de forma aleatória, em 20% dos alunos