O Fórum Nacional de Governadores divulgou hoje (19) uma Carta Aberta em defesa da democracia, após o presidente Jair Bolsonaro discursar para manifestantes, que defendiam a intervenção militar, em Brasília, neste domingo. Ao todo, 20 governadores assinaram, entre eles o da Bahia, Rui Costa.

No documento, os gestores apoiam o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. “Temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo”, diz trecho do documento. “A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise”, conclui a Carta.

Neste domingo, Rui Costa também se manifestou sobre o episódio em suas redes sociais, afirmando que não vai “tolerar ataques contra a Constituição nem contra as instituições estabelecidas no regime democrático”. “Não é hora de política partidária”, completa o governador baiano.