O governo da Alemanha aprovou a testagem de uma vacina contra o novo coronavírus em humanos. A informação foi divulgada pelo Instituto Federal de Vacinas do País. Cerca de 200 pessoas sem doenças crônicas, na faixa etária de 18 a 55 anos, vão receber a dose preventiva.

Segundo o Metrópoles, o produto foi produzido pela empresa de biotecnologia BioNTech, que utiliza o RNA do vírus para desenvolver o soro de imunidade. Além da Alemanha, Estados Unidos, Brasil e Itália também vêm tentando fabricar a vacina.

No Brasil, quem comanda o projeto é o Grupo de Imunologia de Doenças Virais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Antes de serem testadas em humanos, porém, a vacina deve ser experimentada em células de laboratório e em camundongos. Todo esse processo deve levar cerca de dois anos, dizem os pesquisadores.

País que já realizou a primeira fase da testagem, a Itália afirma que até aqui os resultados foram positivos. Durante os testes, ocorreu uma “forte produção de anticorpos”, segundo Luigi Aurisicchi, CEO de uma das empresas que auxilia na busca pela imunização. Até aqui, cinco vacinas foram testadas, mas os resultados ainda são pré-clínicos.