O presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quinta-feira (16) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Os dois já vinham protagonizando há várias semanas algumas desavenças. O oncologista Nelson Teich irá assumir o cargo.

Teich chegou em Brasília nesta quinta e se reuniu com Bolsonaro para uma reunião. Segundo interlocutores do presidente, o futuro ministro da saúde causou boa impressão aos colegas da casa.

As divergências entre Mandetta e Bolsonaro começaram no início da crise do coronavírus. Os dois não chegaram a um acordo de como seria a melhor estratégia para o combate à doença. Mandetta anunciou nas redes sociais sobre a sua demissão e agradeceu a oportunidade de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar.”, escreveu em sua conta no Twitter.

Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e

— Henrique Mandetta (@lhmandetta) Abril 16, 2020