Um levantamento feito pelo pesquisador Guilherme Hirata, da consultoria IDados, revelou o perfil dos brasileiros inscritos no Cadastro Único: 71,5% dos cadastrados são negros, sendo 62,6% mulheres, com renda de R$ 285 por integrante, com uma média de 2,7 integrantes por família. Os dados apontam ainda que 2,6 milhões de famílias não possuem nenhuma renda.

Em dezembro de 2018 (os dados mais recentes divulgados), havia 25 milhões de famílias cadastradas (só metade delas recebia Bolsa Família), num total de 68,4 milhões de pessoas — um terço da população do país. 83% das famílias eram chefiadas por mulheres num total de 68,4 milhões de pessoas.

A pesquisa foi realizada através dos dados da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação(SAGI), do atual Ministério da Cidadania, responsável pelo Cadastro Único. “As informações que identificam as famílias são confidenciais; porém, a cada ano, a SAGI divulga um banco de dados com uma amostra representativa das famílias que não incluem os dados pessoais, mas inclui todas as informações socioeconômicas coletadas via autodeclaração”, explicou Hirata.