Diante da disseminação de informações equivocadas veiculadas na cidade, a Prefeitura de São Félix informa que, ATÉ O MOMENTO, NÃO HÁ CASO SUSPEITO DO NOVO CORONAVÍRUS, NO MUNICÍPIO. Desta forma, ainda não houve necessidade de emitir Boletins Epidemiológicos, visto que, na maioria das publicações oficiais da Prefeitura, foi deixado claro, que não existem casos suspeitos na cidade. No momento em que, se vier a ter suspeita no Município, a Secretaria de Saúde divulgará. De forma alguma, haverá omissão.
Sobre o caso de pessoas de outro Estado ter chegado na cidade. A Prefeitura esclarece que: é verdade que uma família chegou a cidade, vinda de São Paulo, em veículo próprio, porém logo que a Prefeitura tomou conhecimento, uma equipe preparada para tal função, procurou a família e realizou todo o protocolo, ONDE NÃO FOI DETECTADO NENHUM SINTOMA SUSPEITO, mesmo assim, foram orientados a permanecerem em quarentena e a Secretaria de Saúde está monitorando o caso. O mesmo aconteceu com andarilhos, no bairro Caanga. E assim, A EQUIPE ESTÁ ATENTA E VIGILANTE.
Sobre as medidas preventivas e de enfrentamento ao coronavírus, vale ressaltar que a Prefeitura CRIOU UM COMITÊ MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO, ACOMPANHAMENTO, PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS, comitê este, formado por pessoas que trabalham exclusivamente com esta situação. Além disso, a Prefeitura AMPLIOU O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE DUAS UNIDADES DE SAÚDE, que passaram a funcionar das 8h às 20h, a Unidade de Saúde Dona Vivi, no bairro 135 e a Unidade de Saúde Fernando Alves, no centro da cidade. Além disso, a Prefeitura também CRIOU A UNIDADE DE SAÚDE PLANTÃO, que funciona durante os finais de semana e feriados, situada no prédio do NASF, na Praça Rui Barbosa. Todas as situações para atender especificamente casos com sintomas suspeitos da covid-19. Os profissionais de saúde que trabalham na frente de batalha foram TODOS ORIENTADOS E CAPACITADOS, através dos protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Também houveram medidas protetivas como: SUSPENSÃO DAS AULAS EM TODAS AS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, SUSPENSÃO DA CIRCULAÇÃO DO ÔNIBUS DA SAÚDE, para evitar a movimentação dos moradores da zona rural, PENSANDO TAMBÉM NA PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL. TRANSPORTES COLETIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS E VANS FORAM PROIBIDOS DE CIRCULAREM NA CIDADE. OS BARES, QUIOSQUES E ESTABELECIMENTOS SIMILARES ESTÃO PROIBIDOS DE FUNCIONAR, para evitar aglomeração. Para o funcionamento da Feira Livre a Prefeitura tomou o cuidado de armar as BARRACAS SEPARADAS uma das outras e reduziu o tempo da mesma. O Município fez uma FORÇA TAREFA PARA CONSEGUI AUMENTAR O ESTOQUE DE EPIs.
Sobre as medidas sociais, a Prefeitura está tomando todas as medidas necessárias para que as pessoas que tem o direito ao auxilio federal, possam receber. Sobre doação de cestas básicas e merenda escolar, a Prefeitura esclarece que: NÃO HÁ MERENDA ESCOLAR SENDO ESTRAGADA. E que ESTÁ BUSCANDO MEIOS PARA AJUDAR A QUEM MAIS PRECISA.
A Gestão Construindo Uma Nova História lamenta que em meio a essa situação tão delicada, que a população do mundo inteiro está vivendo, ainda tenham pessoas que aproveitam o momento para fazer politicagem, espalhar falsas notícias e fingir que não ver todo o trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura. Trabalho esse realizado com toda responsabilidade e compromisso, para enfrentar e combater o coronavírus e proteger a vida dos sanfelixtas. Pois A ÚNICA COISA QUE INTERESSA NESSE MOMENTO, E TODOS OS ESFORÇOS DA GESTÃO TEM SIDO NO SENTIDO DE SALVAR A VIDA DE TODOS. De todos mesmo! Inclusive dos que de forma irresponsável espalham mentira, distorcem a verdade, criam pânico e só querem tirar alguma vantagem com a politicagem repugnante, pois infelizmente, ninguém está livre dessa doença.
Desta forma, a Prefeitura ressalta que está trabalhando dia e noite para manter o Município livre do coronavírus, mas se ele chegar, está preparada para enfrentá-lo. Porém reforça o pedido a todos, de que é necessário seguir as medidas proteção, principalmente a de se manterem em casa. E que AS INFORMAÇÕES OFICIAIS SERÃO SEMPRE DIVULGADAS PELA PREFEITURA.

Fonte: Ascom – Prefeitura de São Félix
Prefeito Alex Sandro Aleluia de Brito