A Petrobrás anunciou que, a partir desta quinta-feira (19), irá reduzir o preço da gasolina em 12%. Na semana passada, a estatal já havia anunciado uma queda de 9,5% do combustível. O preço do diesel terá redução de 7,5%, acima da queda na semana anterior, que foi de 6,5%.

Os valores dos combustíveis seguem a política da Petrobrás de repassar para o mercado a paridade com o valor nos outros países. Desde o último final de semana, o petróleo acelerou o processo de perda de valor e ainda teve outro agravante após o discurso da última terça-feira (17) do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump adicionou medidas para contenção do coronavírus proibindo de voos do México e Canadá, após ter fechado outras fronteiras.

A notícia também afeta o fluxo de transporte no mundo que está restrito por causa da pandemia. A gasolina junto com odiesel e o QAV (querosene de avisão) são os responsáveis por 60% do consumo global de petróleo.

Além da redução na gasolina e diesel, a estatal ainda informou que irá reduzir o preço do diesel marítimo em 7,7% e das térmicas em 7,6%, para o diesel S500, e em 7,8% para unidades que utilizam S10.

De acordo com o analista da INTL Stone, Thadeu Silva, o preço da gasolina caiu R$ 0,1820 e o diesel automotivo R$ 0,1330 nas refinarias. “A redução segue a estratégia de suavizar os movimentos do mercado internacional, repassando aos poucos a queda, o que preserva a margem e evita novos reajustes no caso de uma retomada”, disse Silva a Broadcast.