A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou nesta segunda-feira (25) mais dois casos confirmados da “Monkeypox”, conhecida como “varíola dos macacos”, na capital baiana. Com esses, a capital baiana possui cinco casos da doença.

De acordo com a secretaria, os pacientes são do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, moram em Salvador e tiveram o início dos sintomas em 4 de julho.

Os homens não necessitaram de hospitalização e seguem em isolamento em domicílio, com boa evolução. Eles tiveram contato próximo e apresentaram febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. A rede municipal dispõe de 16 postos de urgência que funcionam ininterruptamente, nos sete dias da semana, inclusive feriados, em regime 24 horas.

A SMS detalha que entre os casos suspeitos residentes em Salvador, cinco (22,7%) foram confirmados para Monkeypox (quatro por critério laboratorial e um por critério clínico-epidemiológico). Todos os pacientes são do sexo masculino e mediana de idade de 29 anos.

Em relação às manifestações clínicas, todos os casos apresentaram febre, adenomegalia e erupções cutâneas. Dos casos confirmados, dois (40%) são residentes do Distrito Sanitário (DS) Barra/Rio Vermelho e três (60%) do DS Cabula/Beiru.

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) ainda não confirmou esses outros dois casos e contabiliza três pacientes com a doença conforme divulgado na última quinta-feira (21). Todos os pacientes são moradores de Salvador. O primeiro registro foi no dia 13 de junho, o segundo em 14 de junho e o terceiro na quarta-feira (20).

Outros 13 casos suspeitos estão sendo investigados. São notificações dos municípios de Salvador (5), Santo Antônio de Jesus (2), Vitória da Conquista (2), Camaçari (1), Camamu (1), Ilhéus (1), Porto Seguro (1).

Fonte: G1