Pesquisa PoderData realizada de domingo de manhã até 3ª feira no início da noite (22-24.mai.2022) indica estabilidade no cenário sucessório. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) foi mantido no estudo porque só desistiu de concorrer por volta do meio-dia de 2ª feira (23.mai). Mas isso já foi suficiente para o tucano cair para 1% nas intenções de voto (ele pontuava de 2% a 4% em levantamentos anteriores). O efeito foi pequeno.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pontuou 43%, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 35%. Estão nesse patamar há mais de 1 mês, estáveis, com variações mínimas e dentro da margem de erro. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) marcou 2%. Ou seja, o anúncio da saída de Doria da disputa drenou os votos do tucano, mas neste 1º momento não foram herdados pela candidata agora quase predileta da chamada 3ª via.

Thank you for watching

Ciro Gomes (PDT) pontuou 5%. É seguido pelo deputado André Janones (Avante-MG), com 3%. José Maria Eymael (DC-RS), que já foi candidato a presidente 5 vezes, tem 1% –mesmo percentual de Luciano Bivar (União Brasil).

O impacto real da saída de João Doria só poderá ser percebido em uma ou duas semanas, com uma pesquisa sem o nome do tucano e quando Simone Tebet já terá conseguido espaço na mídia para se apresentar como candidata de maneira mais assertiva. Isso, entretanto, também é algo incerto: o MDB tem várias alas e nem todas são a favor da senadora sul-mato-grossense.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 22 a 24 de maio de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-05638/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

ESTRATIFICAÇÃO

Lula sai na frente em grupos estratégicos da sociedade: lidera entre mulheres (46%), mais jovens (46%), menos escolarizados (52%), mais pobres (51%) e moradores das regiões Nordeste (57%) e Sudeste (41%).

Já Bolsonaro tem maiores intenções de voto entre homens (43%), nas regiões Centro-Oeste (50%) e Norte (43%) e entre os que ganham mais de 5 salários mínimos (42%).

2º TURNO Em uma possível disputa direta entre Lula e Bolsonaro no 2º turno, o petista sai na frente e tem 50% das intenções de voto, contra 39% do atual presidente. A distância entre os 2 é de 11 pontos percentuais, a mesma registrada 15 dias antes.

Rafael Barbosa / Poder 360º