Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou duas mortes por causa da Covid-19, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), neste domingo (19).

A divulgação completa com dados do boletim, no entanto, não foi possível, pelo 10° dia seguido, por causa do ataque hacker ao sites do Ministério da Saúde, na madrugada de sexta-feira (10), o que afetou o registro dos casos de Covid-19 na Bahia. Os sistemas e banco de dados da pasta permanecem indisponíveis, conforme informou a Sesab.

Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.432. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. O boletim infográfico adaptado está disponível no site da Sesab e na plataforma online.

Ataque hacker

Com a indisponibilidade do Ministério da Saúde, todos os sistemas e banco de dados estão indisponíveis. O registro da aplicação das vacinas contra Covid-19 também foram afetados.

Um dos sistemas afetados é o ConecteSUS, o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Por ele, os relatos são de dificuldade no login, e comprovantes de vacinação que não aparecem.