Uma equipe da Defesa Civil do Estado [Sudec] faz nesta segunda-feira (8) mapeamento das áreas de risco em Maragojipe, no Recôncavo. O trabalho faz parte das ações de resposta aos estragos causados pelas chuvas.

Entre a quinta-feira (4) e o sábado (6), choveram 129 milímetros, segundo informou a prefeitura local. Nesta segunda, o atendimento em um posto de saúde ficará suspenso. Mesma situação das aulas da rede municipal que, neste caso, devem voltar só na quarta-feira (10).

Outro estrago causado pelas precipitações foi o rompimento de uma tubulação, o que causou falta de abastecimento de água em uma parte do município. A Embasa começou o trabalho de reconstrução neste domingo (7).

No mesmo dia, a prefeitura de Maragojipe decretou estado de emergência, mobilizando todas as secretarias nas ações de resposta aos estragos provocados no município.

Durante as chuvas do sábado, a água chegou a ficar na altura do joelho de alguns moradores, que tiveram dificuldade para se locomover pelas vias.

OUTRAS CIDADES

Segundo o coordenador adjunto da Sudec, tenente-coronel Ednei Factum, além de Maragojipe, duas cidades já estão com decreto de emergência em vigor, casos de Jaguaquara e Itaquara, ambas no Vale do Jiquiriçá. Ainda sem decretos, mas afetadas pelas chuvas, estão Rui Barbosa e Maiquinique.

Fonte: FortenaNoticia