O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, nesta quinta-feira (28), contra a cassação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), por participação em esquema de disparo em massa de fake news nas eleições de 2018.

Os ministros Luís Felipe Salomão e Mauro Campbell Marques criticaram Bolsonaro e afirmaram que foi comprovada a existência do esquema de propagação de notícias falsas via WhatsApp no último pleito para beneficiá-lo. Os ministros, porém, consideraram que as provas não demonstraram gravidade suficiente para cassar a chapa vencedora do pleito presidencial.

Os ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach também votaram para rejeitar as ações por entenderem que sequer foram apresentados elementos que permitem chegar à conclusão de que houve algum tipo de disseminação de fake news em benefício do atual presidente.

O TSE é composto por sete integrantes e os quatro votos já proferidos são suficientes para evitar uma decisão que determine a cassação da chapa.