A Secretaria de Saúde de Cruz das Almas divulgou na manhã deste sábado, 21, uma nota de esclarecimento sobre os materiais hospitalares com o prazo de validade expirado, conforme denúncia de três vereadores da oposição. Confira abaixo na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que há um controle rigoroso na inspeção dos medicamentos e materiais hospitalares. Semanalmente é feita a verificação de validade e ao detectar insumos e medicamentos com o prazo de validade expirando, os mesmos são retirados para descartes.

Vale ressaltar que os insumos biológicos não podem ser desprezados em qualquer lugar. Esse descarte precisa acontecer de forma segura, pois não é lixo comum.

Aguardando o recolhimento, os insumos estavam em um palete separado e lacrados, justamente para descarte, como foi verificado pelos vereadores.

Importante esclarecer ainda que, esses insumos em momento algum foram distribuídos nas unidades de saúde para consumo e que a população não ficou em falta desses materiais.

A Secretaria de Saúde assegura o compromisso e a responsabilidade com a população, sempre prezando pelo melhor e mais humanizado serviço oferecido pelo sistema de saúde do Município.

Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas