O governador da Bahia, Rui Costa, disse na noite desta terça-feira (6) que não acha adequado a realização do evento-teste para 500 pessoas em Salvador, anunciado pela prefeitura da capital baiana, previsto para acontecer no dia 29 de julho.

“Eu ainda não conversei com o prefeito, falei com ele hoje por telefone, mas não falamos nesse assunto, mas vou falar com ele. Não me parece que é o momento de fazer evento-teste”, disse o governador.

“Se acabamos de pedir para que as pessoas não façam eventos juninos, como é que agora vamos juntar 500 pessoas ou mil pessoas para fazer um evento-teste? Então não acho adequado, a mensagem não é boa nesse momento”, argumentou.

Rui Costa afirmou que este é o momento de voltar atividades consideradas essenciais, como a educação e que vai aguardar a redução dos casos de Covid-19 para liberar a realização de eventos.

“Nesse momento precisamos voltar progressivamente com aquelas atividades essenciais como educação, que é uma atividade essencial a vida humana, e deixando um pouco para depois atividades que não sejam tão essenciais”, opinou.

“Acho que eventos podem aguardar um pouco mais, a gente reduzir ainda mais o número de casos, para a gente começar a fazer eventos. Essa é a minha opinião, inicialmente o que eu conversei com o prefeito informalmente e a gente vai fazer um anúncio coletivo”.

O governador ainda avaliou a possibilidade de realizar eventos de pequenos porte, mas disse que colocar entre 500 e 5 mil pessoas em um local é arriscado nesse momento.

“Eventualmente fazer liberações progressivas, é isso que está conversado, para a gente chegar a liberar eventualmente eventos de maior porte na frente. Podemos avaliar eventos pequenos agora, que reúna poucas pessoas, mas eventos de 500, mil, cinco mil pessoas, eu acho que é muito arriscado nesse momento”, afirmou.