Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, começou a distribuir os 3.450 kits alimentação escolar para os alunos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a entrega de hoje, o município contabiliza 8.634 kits, sendo 1.911 para a Educação Infantil e 3.273 para o Ensino Fundamental I.

A nutricionista Andrea dos Santos explica que o kit é composto por alimentos básicos, seguindo a resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que estabelece as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O kit não é apenas a entrega dos alimentos, mas também um processo de construção da segurança alimentar e nutricional dos alunos. Cada kit é composto por 14 itens considerados básicos e produtos da agricultura familiar, totalizando um custo de aproximadamente 80 reais”, conta a nutricionista.

O fundo repassa apenas cerca de R$ 7,20 por mês para a merenda escolar de cada aluno do Ensino Fundamental. Por isso, a contrapartida do município é importante para que todos os estudantes recebam os alimentos.

“O kit alimentação é um complemento alimentar para os estudantes. Com as dificuldades que as famílias estão enfrentando nesse contexto de pandemia, o PNAE orienta que os municípios realizem a entrega de alimentos para cada aluno”, reforça o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Além disso, a iniciativa também tem o objetivo de apoiar os produtores rurais. São quatro associações rurais envolvidas: Associação das Mulheres Empreendedoras Rurais, Associação do Combê, Associação da Tapera e Associação da Embira. Ao todo, cerca de 50 famílias são beneficiadas.

A presidente da Associação do Combê, Denise Araújo, destaca a importância desse apoio da Prefeitura aos produtores. “Em nossa Associação temos 17 agricultores fornecendo produtos para os kits. Todos estão felizes com essa oportunidade de ter uma renda extra. Ter esse complemento nesse momento de pandemia é gratificante. Agradecemos também porque o pagamento está sendo muito rápido”, afirma.

Os pais e responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental II e estudantes do EJA podem retirar os kits nas unidades de ensino até amanhã (14). É preciso apresentar RG e estar usando máscara.