O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) aparecem tecnicamente empatados na disputa pela Presidência em 2022, de acordo com a pesquisa XP/Ipespe. De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem 25% das intenções de voto e Lula tem 21%.

No cenário estimulado, Bolsonaro e Lula aparecem novamente empatados, com 29% cada, enquanto Ciro Gomes aparece em terceiro, com 9%, e Sérgio Moro 8%. Mesmo em um cenário de segundo turno entre o petista e o atual presidente, o empate técnico se mantem. Enquanto Lula aparece com 42%, Bolsonaro tem 40%. Os dois estão dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

Bolsonaro também aparece empatado em uma simulação contra Ciro Gomes (PDT). O pedetista tem 39% e ele 38%. Já na eventual disputa com Moro, Bolsonaro tem 32% e o ex-ministro, 30%. Se o segundo turno fosse com Luciano Huck, Bolsonaro teria 38%, enquanto o apresentador somaria 34% dos votos. Bolsonaro, no entanto, venceria Guilherme Boulos e João Doria por 40% a 31%, respectivamente, no dois cenários.

O levantamento ouviu 1.000 pessoas entre os dias 4 e 7 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.