Durante cerimônia nesta segunda-feira (26) em Conceição de Jacuípe, na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou os governadores dos estados que cumprem medidas de segurança para conter o avanço da pandemia.

“Tá chegando a hora de dar um novo grito de independência. Alguns pseudos governadores querem impor a ditadura no meio de vocês para subjugá-los”, disse, no que foi entendido como um ataque direto ao governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Bolsonaro disse que sempre tratou o vírus com responsabilidade, embora durante o período da pandemia tenha promovido aglomeração e desacreditado a eficácia das vacinas, defendendo remédios sem comprovação científica para o tratamento da covid-19.

“Nós tratamos a questão do vírus com muitas responsabilidade. Mas sempre disse que temos que preocupar com a questão do desemprego. Não foi o governo federal que obrigou vocês a ficarem em casa. Esse suplício está chegando ao fim”, afirmou.

Bolsonaro participou da entrega da duplicação da BR-101, entre Feira de Santana e a divisa com Sergipe. As obras foram iniciadas em 2014, ainda no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). São 165 km de duplicação da pista.

Em um discurso rápido, com aglomeração de correligionários e defensores do presidente, Bolsonaro defendeu a quantidade de pessoas ali presentes. “Evento como esse sem povo, não existe. Ali tem uma placa que diz que o povo tá com Bolsonaro. Mas eu é que tô com o povo. Faremos sempre o que o povo quiser”, afirmou.