A Bahia deve receber um lote com 347 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na manhã da sexta-feira (26). De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 141 mil foram produzidas pela Fiocruz e 206 mil pelo Butantan. Ainda segundo a Sesab, o voo comercial com a nova remessa tem previsão de pouso no aeroporto de Salvador por volta das 10h. Com essa nova carga, a Bahia totalizará 2.039.947 doses de imunizantes recebidos desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

De acordo com a Sesab, as vacinas serão enviadas para o interior do estado em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado. Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia e depois despachadas para os municípios.

As doses que chegarão na sexta-feira serão enviadas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta decisão foi acatada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o estado. A Sesab ainda informou que a nova remessa dará possibilidade de que continue sendo imunizado o público alvo da primeira fase do plano de vacinação contra Covid-19.

Além disso, outra definição feita em CIB autorizou os municípios que conseguirem alcançar as metas da primeira fase, a ampliar a aplicação das doses para idosos de 65 anos ou mais, de forma decrescente de idade. Também em reunião da CIB ficou definido que a população quilombola e pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise poderão ser vacinadas.

Na última terça-feira (23) a Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de baianos vacinados com a primeira dose da vacina contra o a doença.