O governador Rui Costa (PT) gastou R$ 560 milhões para adquirir os 9,7 milhões de doses da Sputnik V para a Bahia. A informação foi revelada após o prefeito de Esplanada, Nandinho da Serraria (PSDB), divulgar no Instagram um trecho de uma reunião com o petista.

“Pra vacinar 5 milhões de pessoas, vou gastar R$ 560 milhões. Vocês têm esse dinheiro pra gastar? Se eu tivesse no lugar de vocês, ao invés de gastar esse dinheiro comprando a vacina, compre uma cesta básica pra dar pra quem tá passando necessidade”, diz o governador.

O contrato foi fechado na tarde de sexta-feira (12) entre o governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo, e sacramentou a compra da vacina Sputnik V para o estado.

De acordo com o governo, o primeiro lote chegará em abril e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e autoridades russas está previsto para a próxima semana.

A reportagem do BNews entrou em contato com a assessoria de comunicação do governo do estado para confirmar o valor e se essas doses integram o total comprado pelo Consórcio Nordeste, mas não obteve resposta. 

Consórcio Nordeste

O consórcio de governadores do Nordeste e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, definiram no sábado (12) que as 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V negociadas pelo grupo serão incorporadas ao plano nacional de imunizações coordenado pelo governo federal. O anúncio foi feito neste sábado pelo presidente do consórcio, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Em relação a essas doses, o governador Rui Costa afirmou que a compra será feita, mas ainda será definido o possível reembolso.

“O que falta definir é se o governo entra neste primeiro momento e faz o pagamento direto ao fundo soberano russo ou se ele fará o reembolso aos Estados depois. Os representantes das procuradorias dos Estados e da União vão se reunir hoje, amanhã e na segunda para termos essa definição”, disse Rui.