O Ministério da Saúde cogita a possibilidade de iniciar a imunização contra a Covid-19 na próxima terça-feira (19), com a realização de evento no Palácio do Planalto. Governadores seriam convidados para a ocasião.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a ideia é vacinar um idoso e um profissional de saúde para marcar o momento. A data escolhida é posterior ao prazo dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para informar sobre a autorização do uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac, esta última desenvolvida pelo Instituto Butantan junto com a farmacêutica Sinovac.

Apesar do interesse do Ministério da Saúde em realizar o evento, conselheiros do presidente Jair Bolsonaro ponderam sobre a cerimônia. Isso porque, na avaliação do Planalto, um evento de imunização só faria sentido se Bolsonaro fosse vacinado também.

O chefe do Executivo diz publicamente que não tomará a vacina, inclusive, desestimula a população a não se imunizar, ao defender a não-obrigatoriedade na vacinação. No entanto, nos últimos dias o Planalto levantou sigilo de 100 anos sobre o cartão de vacinação do presidente. O motivo alegado foi respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem de Bolsonaro.