O avião com o primeiro lote de doses prontas da vacina Coronavac, vindas da China, chegou hoje (19) Brasil, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O imunizante está atualmente em estágio avançado de testes de Fase 3 no país pelo Instituto Butantan. Ao todo, 120 mil doses do imunizante desembarcaram no país. Ainda neste mês, o Butantan espera receber 600 litros de matéria-prima da Sinovac para iniciar a produção local da vacina.

Na avaliação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o instituto será capaz de produzir 46 milhões de doses de vacinas até janeiro. Nesta semana, pesquisadores apontaram que dados preliminares dos testes clínicos com o imunizante mostraram que a vacina induziu uma rápida resposta imune, mas o nível de anticorpos produzidos foi menor do que o visto em pessoas que se recuperaram da doença.

Embora os testes em estágios inicial e intermediário não tenham sido desenvolvidos para determinar a eficácia da Coronavac, os pesquisadores disseram que ela pode fornecer proteção suficiente, com base na experiência com outras vacinas e em dados de estudos pré-clínicos em macacos.