Subiu para 84 o número de pessoas que morreram em Pernambuco devido as fortes chuvas que atingem principalmente a região centro-leste do estado, desde a última segunda-feira (23).
A informação foi divulgada, no início da noite deste domingo (29), pelo governador Paulo Câmara (PSB), em coletiva de imprensa. De acordo com ele, foram 79 vítimas fatais registradas das 18h da última sexta-feira (27) até o dia de hoje.
Por conta dos transtornos causados pelas chuvas, 14 municípios, incluindo a capital, Recife, decretaram situação de emergência. Segundo Câmara, R$ 100 milhões em recursos foram liberados para os municípios afetados pela chuva.
Além disso, até o começo da tarde deste domingo, segundo o governo estadual, 56 pessoas seguiam desaparecidas. Além disso, 3.957 estavam desabrigados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte.
Apoio
Na comunidade de Monte Verde – limite entre Recife com Jaboatão dos Guararapes -, região mais afetada pelas chuvas em Pernambuco, Corpo de Bombeiros, Exército e moradores da região buscavam por seis pessoas que ainda estariam soterradas, de acordo com o G1.
Para reforçar as ações e socorro à população, os 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros que foram nomeados no sábado (28) já começaram a trabalhar neste domingo (29).
O estado também recebeu bombeiros da Paraíba e profissionais de Minas Gerais. A prefeitura do Recife recebeu apoio da Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Além das forças de segurança estaduais, o Exército e a Marinha auxiliam nos resgates com cem e vinte profissionais, respectivamente, e seis embarcações. As escalas foram reforçadas também no Instituto de Medicina Legal (IML), segundo o Governo do Estado.
Outra ajuda também veio do Ministério da Justiça. Em postagem em uma rede social, o titular da pasta, Anderson Torres, informou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue dando apoio com duas aeronaves, dezenas de policiais e cães.
Fonte: BNews