O novo Distrito Industrial de Cruz das Almas, o DICA 2, vai promover a abertura de novos postos de trabalho no município após a instalação das fábricas no local. Para suprir a demanda das indústrias por mão de obra capacitada, a Prefeitura e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) estudam a criação de um Centro de Qualificação Municipal.

Durante uma reunião nesta quarta-feira (23), o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Euricles Neto, acompanhado da coordenadora do Espaço Colaborar, Ana Carolina Rabelo, se reuniu com o consultor regional do SENAI para discutir a viabilização da parceria.

“Temos a expectativa de um grande aumento na geração de emprego na cidade, graças ao DICA 2. Por isso, queremos preparar o povo cruzalmense para abraçar as oportunidades e ocupar as vagas que serão criadas”, explica Neto.

A ideia é beneficiar a população com a oferta de formação profissional nos setores de atuação das fábricas que serão implantadas. O projeto inclui mais de 20 cursos nas áreas de alimentos e bebidas, elétrica e automação industrial, calçados e vestuários, equipamentos móveis industriais, manutenção industrial, segurança do trabalho e tecnologia da informação.

“Muitas pessoas encontram dificuldades no mercado de trabalho por não terem a qualificação necessária. Por isso, além de atrair novas empresas, queremos ajudar os filhos de nossa terra na formação para conseguirem a tão sonhada carteira assinada”, destaca o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Criado pela Prefeitura junto com o Espaço Colaborar, o programa “Capacita Cruz” já oferece cursos de qualificação gratuitos. Agora, com a articulação da parceria com o SENAI, a iniciativa passará a se chamar “Qualifica Cruz”.

FONTE: ASCOM – PREFEITURA DE CRUZ DAS ALMAS