Durante entrevista ao Diário da Notícia, o professor, pesquisador e historiador Fábio Batista levantou uma provocação: por que não retornar o nome de São Félix para o original, São Félix do Paraguaçu?!

…”Essa é interessante – isso aí vai dar polêmica – porque todo mundo diz que só quem foi Elevada [à categoria de cidade] foi Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Jaguaripe, mas São Félix também foi Elevada.

Porque quando ela foi desmembrada de Cachoeira como Freguesia ela virou a Vila Deus Menino de São Félix e ela foi Elevada à categoria de cidade em 1890, no dia 25 de Outubro, com o nome de São Félix do Paraguaçu. Quando foi em 1931 – preciso até aprofundar essa pesquisa, pegar as atas que antecedem essa decisão – tirou o nome Paraguaçu e ficou somente São Félix,” relata.

Ainda conforme o professor Fábio Batista, as cidades brasileiras que têm o nome de São Félix tem um “sobrenome”.

“Todas São Félix tem seu sobrenome: São Félix do Araguaia, São Félix do Xingu, São Félix do Coribe – que é com quem a gente tem mais confusão aqui, né?! Chega muita correspondência e até pessoas procurando um endereço que está em São Félix do Coribe,” ressalta. A cidade de São Félix do Coribe está a 766,3 km de distância de São Félix, no Recôncavo.

No dia 10 de Outubro deste ano, o prefeito Alex Sandro Aleluia de Brito, teve sua imagem vinculada a uma notícia que dizia respeito ao município de São Félix do Coribe gerando o maior problema para o prefeito da Cidade Presépio, São Félix.

O professor Fábio Batista sugere que aconteça uma consulta popular para saber se a população sanfelixta concorda com o retorno do nome São Félix do Paraguaçu.

“Eu sugiro que haja uma consulta popular, que tem que ser um Projeto da Câmara Municipal, e a gente pode fazer isso num domingo de manhã, como fez no conselho tutelar [na eleição], por exemplo, e as pessoas digam se concordam em resgatar o nome, porque não é mudar o nome é resgatar o nome da cidade para São Félix do Paraguaçu,” pontua.

Informações do repórter Adriano Rivera
Foto: Adriano Rivera

FONTE: DIÁRIO DA NOTÍCIA