A Bahia registrou um aumento de 128% no número de casos ativos da Covid-19. Nesta terça-feira (22), o estado tem 2.155 casos ativos, enquanto em 1º de novembro a quantidade era de 945, conforme dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, que pertence à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Apesar do aumento expressivo, a Sesab ainda não considera o uso de máscaras obrigatório, mas sim, recomendável, conforme explicou Priscila Macedo, coordenadora de operação de emergência em saúde pública do órgão estadual.

“Nossos dados balizam para uma recomendação. Obviamente que o cenário da pandemia é muito dinâmico. A gente pode estar trazendo essa informação agora e, logo adiante, tudo pode mudar”, afirmou.

Por outro lado, o cientista Miguel Nicolelis afirmou que o uso de máscara deveria voltar a valer para ambientes fechados mal ventilados, para ambientes com aglomerações e dentro do transporte público.

“Estamos claramente enfrentando um vírus que evoluiu. Ele foi permitido circular livremente no Brasil nos últimos meses e agora nós estamos tendo a resposta do que é o efeito dessa promiscuidade da circulação de um vírus tão perigoso quanto esse do Covid”, destacou.

Aumento no nº de leitos

O número de leitos para pacientes que testaram positivo para Covid-19 do Hospital Espanhol, referência no tratamento da doença em Salvador, aumentou de 80 (40 de UTI e 40 de enfermaria) para 101 (50 de UTI e 51 de enfermaria).

Conforme informações da assessoria do hospital, 80% dos pacientes internados não completaram o esquema vacinal. Além disso, 60% deles têm mais de 60 anos.

Na última quinta-feira (17), 30 dos 40 (75%) leitos de UTI estavam com pacientes. Nesta terça, 36 dos 50 estão ocupados.

Em relação aos leitos de enfermaria, na quinta, 23 dos 40 (57,5%) estavam com pacientes internados. Nesta quinta, 42 dos 51 estavam ocupados.

Fonte: G1