Médico baiano Elsimar Coutinho morre aos 90 anos após complicações por Covid-19

O médico baiano Elsimar Metzker Coutinho veio a óbito nesta segunda-feira (17), aos 90 anos. A morte foi confirmada ao Bahia Notícias pela assessoria de imprensa da clínica do médico, que aguarda informações do Hospital Sírio-Libanês, onde ele estava internado, para divulgar mais detalhes. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Inicialmente, o cientista foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente de uma infecção pelo novo coronavírus. Ele chegou a precisar de ventilação artificial para respirar.

Mas, no último dia 30, o médico apresentou melhora e foi transferido para o hospital na capital paulista. Ao tomar conhecimento do óbito, o BN entrou em contato com a assessoria de comunicação da unidade, que disse não divulgar informações sobre os pacientes sem autorização da família.

Natural de Pojuca, no interior da Bahia, Coutinho se tornou referência no campo da reprodução humana. Além de médico, formado em 1956, ele é também graduado em Farmácia e Bioquímica, curso que concluiu em 1951. Ambas as graduações foram na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Depois disso, o cientista conseguiu uma bolsa conjunta dos governos brasileiro e francês para estudar na Universidade de Paris, onde se interessou pelo estudo do mecanismo de ação dos hormônios e, a partir daí, se dedicou ao tema ao longo de toda carreira.

Para além da ciência, o professor Elsimar Coutinho se tornou popular com sua participação em programas educativos, sempre discutindo temas como fertilidade, infertilidade, sexualidade e planejamento familiar.