A Federação Bahiana de Futebol (FBF) estuda mudar o formato da disputa do Campeonato Intermunicipal. A revelação foi feita pelo presidente da entidade, Ricardo Lima, durante participação na live do Bahia Notícias desta quinta-feira (16). Devido a pandemia do coronavírus, a maior competição de futebol amador do Brasil deverá ser alterada para se adequar ao calendário, paralisado desde meados de março.

selecao de Itabela 2016

“Temos tranquilidade para ver como faremos o Intermunicipal num novo formato, pois o que vínhamos utilizando talvez não comporte no calendário que temos agora. Como vai até fevereiro de 2021, podemos aguardar mais um pouco para discutir um novo modelo lá na frente. Algumas ligas já informaram que não vão poder participar, por conta da pandemia que não terão ajuda das prefeituras, pois o dinheiro está sendo empregado na saúde. Vamos estudar todas as medidas possíveis.

Acho que lá na frente poderemos fazer alguma coisa nova em breve. Vamos chamá-los para ouvi-los. Nossa intenção é dialogar com todos. Se acharmos que é viável, vamos fazer. Caso contrário optaremos pelo cancelamento. É um passo de cada dia com muita cautelo e segurança para fazer as coisas acontecerem no novo normal”, afirmou ao BN.

seleção de Itamarajú

De acordo com Ricardo Lima, as atenções da FBF estão voltadas para o reinício do Campeonato Baiano, marcado para a próxima quinta (23) com a disputa da oitava rodada. A competição está suspensa há cerca de quatro meses e foi interrompida faltando duas jornadas para a definição da primeira fase.

“Nós temos hoje como meta a conclusão do Baiano, que se iniciou. Estamos dando um passo de cada vez para retomar as nossas atividades de forma normal. Nossa prioridade agora é a Série A do Baiano”, destacou.

AJUDA AOS CLUBES EM MEIO À PANDEMIA
O presidente Ricardo Lima também revelou na live do BN que a FBF tem ajudado os clubes nesse período de pandemia. A entidade auxiliou alguns clubes, cujas cidades adotaram medidas mais duras no combate ao coronavírus, a encontrarem outros locais para retomar os treinos e também realizar os jogos. Mas, principalmente, para viabilizar os testes da Covid-19 exigidos pelos protocolos de segurança.

“A FBF tem ajudado os clubes de todas as maneiras, desde com aportes financeiros ou com parcerias. É um momento de dificuldade. Tivemos apoio de autoridades estaduais, municipais, da CBF, principalmente através do vice-presidente Ednaldo Rodrigues. Cito aqui um caso da prefeitura de Vitória da Conquista, que fez todas as testagens dos jogadores. Em Feira, comunicamos o prefeito Colbert [Martins (MDB)] e por aí. Cito também um laboratório que nos concedeu todas as testagens para os 50 árbitros do quadro da Federação. Temos buscados parcerias para diminuir o quadro das dificuldades financeiras dos nossos filiados”, explicou. “Vamos arcar com toda as equipes de arbitragem do Baiano para diminuir os custos e as dificuldades financeiras. A Federação vai isentar todas essas taxas”, completou.

Ricardo Lima ainda comentou outros temas, como por exemplo sobre a viabilidade da Copa do Nordeste e Campeonato Baiano caminharem lado a lado, a realização da Série B do Baiano. O dirigente também respondeu perguntas dos leitores.