A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, cidade que fica a 180 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Baiano, decidiu que vai voltar a fechar o comércio em razão do aumento dos casos de coronavírus no município. O comunicado foi feito pelo prefeito Rogério Andrade (PSD), na noite deste sábado (6/6).

A medida foi tomada um mês depois de o comércio ser reaberto com a flexibilização, e depois desse período as lojas tiveram autorização para funcionar, atualmente, das 8h às 13h. Até a rebaertura do comércio ter início, a cidade não registrava casos de Covid-19.

Hoje existem em Santo Antônio de Jesus, 28 pessoas acometidas com a Covid, os chamados casos ativos. “A lógica nos levar a crer que, inevitavelmente, no dia 18 suspenderemos as atividades comerciais em Santo Antônio de Jesus’, afirmou o gestor.

Até fechar, no próximo dia 18, o comércio da cidade funcionará por 12 dias. Na próxima quinta-feira (11/6) é feriado de Corpus Christi, dia 13, domingo, feriado do padroeiro da cidade, Santo Antônio. Os feriados foram mantidos em suas datas originais.

Em maio, a prefeitura autorizou o retorno gradual do comércio com flexibilização de setores, dias e horários. A prefeitura também adotou o toque de recolher, das 20h às 5h, que, segundo o prefeito, poderá ser em um horário mais cedo; e instalou barreiras sanitárias com aferição de temperatura. “Eu sei onde está meu limite. A barreira sanitária é pedagógica. Se houver uma decisão judicial, se cumpre e depois a gente pode recorrer e discutir. Particularmente sou favorável à permanência das barreiras sanitárias. Vamos aguardar o posicionamento do judiciário”, pontuou.

Santo Antônio de Jesus foi uma das últimas cidades com mais de 100 mil habitantes a ter casos confirmados de Covid na Bahia. “SAJ foi a antepenúltima das 20 maiores cidades do estado a ter casos positivos”, ressaltou Rogério Andrade. O prefeito de SAJ informou que a decisão pelas medidas mais restritivas se deu pelo aumento no número de casos positivos de coronavírus. De acordo com boletim divulgado pela prefeitura neste sábado, SAJ tem um total de 89 casos confirmados, 58 pessoas estão curadas, e três mortes.

Aliada a suspensão do comércio, a prefeitura adotará uma série de ações para amparar as famílias de baixa renda, moradores da zona rural e vítimas da Covid no município. Entre elas, o aluguel social e a distribuição de kit alimentação para pacientes infectados. “A rede de saúde está sob controle e a prefeitura está no controle da situação”, garantiu Rogério Andrade. Participaram da coletiva junto com o prefeito, o secretário de Administração, Igor Coutinho, e o de Assistência Social, Lucas Santos.

Fonte:FortenaNotícia