O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou um oficial de Justiça informar o presidente Jair Bolsonaro sobre a ação de um grupo de advogados que pede o seu afastamento do cargo. De acordo com o UOL, a ação pede que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), seja obrigado a analisar os pedido de impeachment contra o chefe do Planalto.

“O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, manda que o Oficial de Justiça cite o excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, com endereço no Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Brasília/DF, para, na condição de litisconsorte passivo necessário, integrar a relação processual e, querendo, contestar o pedido. DADO E PASSADO na Secretaria do Supremo Tribunal Federal, em 13 de maio de 2020”, diz trecho do documento, que é assinado digitalmente pelo ministro.

Segundo eles, Bolsonaro cometeu supostos crimes de responsabilidade em ocasiões como a ida a manifestações com pedidos pró-intervenção militar, os posicionamentos contra o isolamento social, a demissão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e a falta de transparência em relação a seus exames para diagnóstico de covid-19, entre outros.