A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou nesta segunda-feira (6) que recebeu do Ministério da Saúde, no último final de semana, 328 mil doses da vacina contra a gripe.

As doses são da campanha nacional de vacinação contra a influenza, que só em Salvador já vacinou mais de 270 mil pessoas. Na capital baiana, o estoque chegou perto do fim na última sexta-feira (3) e foi necessário reduzir número de postos de vacinação. Já nesta segunda, não houve vacinação contra a gripe em Salvador.

A Sesab informou que as vacinas já começaram a ser entregues nesta segunda e segue até terça-feira (7). Não há detalhes de quantas doses serão entregues a cada município.

Ainda de acordo com a secretaria, até o momento, já foram aplicadas 1.167.684 doses da vacina. A meta da Sesab é imunizar 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. Para proteger ao máximo a população, a vacina está disponível em postos espalhados em todos os 417 municípios.

Vale destacar que a vacina contra gripe não serve contra o coronavírus. A campanha da gripe, que costuma começar em abril, foi antecipada para março pois, conforme destaca o Ministério da Saúde, a imunização é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.