O Ministério da Saúde anunciou hoje (10) que a vacinação contra gripe começará no dia 23 de março, pelos idosos e profissionais de saúde.

A decisão de inverter a ordem do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação que no ano passado o primeiro grupo foi das crianças e gestantes, está relacionada à chegada do novo coronavírus no Brasil. O objetivo é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, se desloque no período esperado de maior circulação do novo vírus no país.

A segunda fase da campanha começa dia 16 de abril, com professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

“As influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus. A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.