A China confirmou o primeiro caso da gripe aviária H3N8 em humano. Segundo as autoridades, risco de transmissão entre pessoas é pequeno. A cepa H3N8 está em circulação desde 2002, após ser detectada em aves aquáticas americanas. Já infectou cavalos, cães e focas, mas não havia registro da variante em humanos.

A Comissão Nacional da Saúde (CNS) da China informou que um menino de 4 anos que mora na província central de Henan foi diagnosticado para a cepa depois de ser hospitalizado com febre e outros sintomas. A família do paciente cria galinhas em casa e mora em uma área com a presença de patos silvestres.

A criança foi infectada diretamente pelas aves e não há determinação de que a cepa tenha capacidade de infectar humanos, segundo a comissão.

Ainda de acordo com o governo, os exames nas pessoas que tiveram contato com a criança não detectaram “anomalias”, acrescentaram as autoridades. A CNS disse que o caso do menino foi uma “transmissão única entre espécies e o risco de transmissão em larga escala é pequeno”.

A comissão, no entanto, orientou os cidadãos a permanecer longe de aves mortas ou doentes e a procurar tratamento imediato em caso de febre ou sintomas respiratórios.

A gripe aviária ocorre em particular em aves selvagens e domésticas, mas os casos de transmissão entre humanos são extremamente raros.

Fonte:Bahia.Ba