Se nas últimas semanas as atenções estavam voltadas para o nome que seria posto pelo Partido dos Trabalhadores e pelo desgaste da relação petista com o vice-governador João Leão após o anúncio do nome de Jerônimo Rodrigues, agora os holofotes se voltam para a composição de chapa do ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Em meio às negociações, o Republicanos “não abre mão da vaga” e quer o nome do então deputado federal e presidente estadual do partido, Márcio Marinho, no pleito. A defesa é do presidente municipal da sigla e vereador licenciado de Salvador, Luiz Carlos.

Para Luiz Carlos, o momento de conversas em busca de um denominador comum deve desembocar em um único caminho. A escolha de Marinho para a vice de Neto. “Estou participando das conversas e ficando na expectativa do nosso partido ter essa vaga da qual a gente não abre mão e, assim sendo, indicar um nome genuíno do partido. Um nome orgânico que viu o partido crescer, fez ele nascer e crescer, por tanto nada mais justo. Mas não só por isso, [Márcio Marinho] é um parlamentar que contribui muito com a chapa”, ponderou.

Perguntado se a decisão do ex-prefeito não for pelo nome indicado pelo Republicanos, a relação entre os envolvidos poderia ficar estremecida a ponto de um rompimento, Luiz Carlos optou pela cautela. “Rompimento não. A gente entende que o melhor projeto para a Bahia hoje é um projeto encabeçado pelo ex-prefeito ACM Neto. Por tanto, o partido tem uma proposição muito clara que é contribuir com projetos que tem uma finalidade de trazer uma mudança para nosso povo, tanto que o partido vem acompanhado esse projeto, compondo esse projeto desde o início de 2013”, disse.

O integrante da sigla lembrou ainda da atuação do Republicanos em votações importantes para o governo de Neto em Salvador. Ponderando que o partido nunca foi subserviente e sempre se guiando pela defesa dos interesses do município, o presidente considerou que já é momento de ocupar mais espaço dentro do projeto político posto.

“Portanto, um partido solidificado, com uma propositura clara que é fazer o povo ser beneficiado através de políticas públicas. Não seria uma eventual negativa nesse caso que resultaria em rompimento, mas a gente entende que o partido já vem contribuindo significantemente com esse projeto e que está na hora de nos aprofundarmos mais nisso. Este não é um projeto apenas partidário, mas sim de governo e que queremos contribuir melhor com o governo”, ponderou.

MARINHO NA VICE

O presidente municipal do Republicanos defende o nome de Márcio Marinho para brigar ao lado de Neto pelo governo com base na história política do colega de sigla. “Marinho tem várias atributos que contribuem com a chapa de Neto, então a indicação não é simplesmente para indicar alguém. A gente acha que, com a experiência que Marinho tem, já que contribuiu por ser um deputado sempre bem votado, por ser um deputado que sempre encaminha emendas para Salvador, nos faz entender que é um nome forte e que continuará contribuindo com a Bahia”, disse.

DESCOMPATIBILIZAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (28), Luiz Carlos anunciou que estava deixando a Secretaria de Infraestrutura de Salvador (reveja) para concorrer a deputado federal caso o nome de Marinho seja posto como vice de ACM Neto. “Se Marinho for vice dentro dessa perspectiva eu serei candidato a deputado federal, por isso o anúncio da descompatibilização. De qualquer sorte eu volto para a Câmara, a gente vai fazer a indicação de um novo secretário do Republicanos para a Seinfra. Normalmente coordeno as campanhas dos deputados Jurailton [Santos], [José] Arimateia e do próprio Marinho. Além disso, também coloco meu nome na pista para, quem sabe, ser presidente da Câmara, mas isso vai depender de toda uma conjuntura política”, projetou.