A digital influencer baiana Sthefane Matos, 23 anos, foi internada na UTI de um hospital particular de Salvador, após ser diagnosticada com um sangramento no cérebro. O caso repercutiu na internet, principalmente entre os fãs de Sthe, que foram tranquilizados pela assessoria da jovem.

Entenda o que pode causar diagnóstico da influencer baiana Sthe Matos — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em um comunicado nas redes, a equipe da influencer informou que o sangramento foi identificado por tomografia, depois que a jovem teve uma forte dor de cabeça. Ela está internada em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nesta terça-feira (22), o g1 conversou com o neurocirurgião Leonardo Avellar, para ajudar a entender o que pode ter causado o quadro de sangramento no cérebro. Nenhuma das causas relatadas pelo médico são necessariamente referentes ao caso da influencer. Sthe não foi examinada por Leonardo e as causas do sangramento cerebral da baiana ainda não foram divulgados.

“Em pacientes jovens, uma causa frequente de sangramentos no cérebro é o aneurisma. Outra causa é a má formação na artéria venosa do cérebro. Geralmente, quando os exames não conseguem comprovar o que causou o sangramento, por ser um AVC [acidente vascular cerebral] hemorrágico, que não tem uma causa definida”, explicou.

Entenda

Entenda o que é aneurisma cerebral

Entenda o que é aneurisma cerebral

Os aneurismas ocorrem quando há dilatações anormais em artérias. Eles podem permanecer intactos durante toda a vida da pessoa, bem como se romper e causar uma hemorragia. Já os AVCs acontecem quando há alteração do fluxo de sangue ao cérebro, geralmente quando esse fluxo é interrompido.

O neurocirurgião também exemplificou outras causas comuns de sangramento cerebral em pacientes jovens, como a trombofilia – que é uma condição em que a pessoa tem facilidade para coagular sangue. Esses coágulos formam a trombose.

“Alguns distúrbios de coagulação também podem causar sangramentos cerebrais, assim como trombofilia. Esses sangramentos também podem ser causados por tromboses cerebrais. Quando a gente pensa em trombose, a gente pensa muito na perna, mas ela também pode ser venosa cerebral”, continuou Leonardo.

O médico também explicou o que causa o quadro em pacientes com idades mais avançadas. Doenças pré-existentes como hipertensão e diabetes também podem ser motivadoras desse tipo de sangramento.

“A hipertensão arterial e a diabetes também são doenças que causam sangramento no cérebro, porque podem lesionar vasos, mas não em pacientes jovens. A não ser, claro, que seja um quadro de hipertenso muito grave, por exemplo. Já em pacientes, idosos a gente pensa em outras situações, angiopatia amilóide”.

Fonte: G1 Bahia.