A empresa Votorantim Energia, que administra a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, localizada entre os municípios de Governador Mangabeira e Cachoeira, no recôncavo baiano, informou em comunicado, neste domingo (26), que devido à elevação do volume de chuvas a quantidade de água liberada pelas comportas será aumentada.

Segundo a administradora, o volume de água liberado pode chegar a 1500m³/s (mil e quinhentos metros cúbicos por segundo), que é o volume máximo da calha do rio Paraguaçú, que nasce na Chapada Diamantina e deságua no estuário da Baía do Iguape, no município de Maragojipe.

Confira o comunicado:

Pedra do Cavalo

A Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo responde por 60% do abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ela foi construída também com o objetivo de controlar a vazão, evitando as cheias que inundavam cidades históricas à beira do rio, como Cachoeira e São Félix.

Inclusive, a prefeitura de São Félix declarou em nota, neste sábado (25), que “em função do cenário climático no Estado da Bahia”, a barragem “continuará realizando o controle de cheias enquanto as chuvas permanecerem acima da média”.