Foi realizada hoje, 23/12/2021, na UHE Pedra do Cavalo, reunião com Prefeitos de São Felix, Maragogipe e representantes da Prefeita de Cachoeira, além de Coordenadores da Defesa Civil das três cidades. O objetivo do encontro foi discutir o cenário de controle de cheias.

Com a chegada do período úmido, entre os meses de dezembro e março, está sendo realizada a operação de abertura de comportas, para adequar a capacidade de espera do reservatório. Durante a reunião, o Gerente da Usina, Dejair Lima, apresentou a operação que vem sendo realizada para o controle de cheias e um panorama dos cenários de chuva da bacia do Rio Paraguaçu.

Foi informado ainda que o nível do reservatório já atingiu a cota da regra operativa para o período úmido, porém a operação de controle de cheias continua em função do cenário climático que persiste na região.

“Destacamos que a abertura e fechamento das comportas, de acordo com a necessidade, faz parte das operações da Usina e são realizadas de forma controlada e estamos tranquilos em relação à segurança das operações e é essa mensagem que queremos transmitir a todos”, afirmou Dejair.

Para os Prefeitos de São Felix, Alex Aleluia, e Maragogipe, Valnício Armede, a iniciativa é importante, pois reafirma a proximidade e comunicação entre a Votorantim Energia e a população. “Estamos atentos e nos comunicando diariamente com a Votorantim para que estejamos informados de forma correta sobre toda operação de controle de cheia. E graças a Deus, como foi explicado durante a reunião, está tudo dentro na normalidade, mas mesmo assim seguimos acompanhado e mantendo a população informada”, ressaltou o prefeito Alex.

Também participaram da reunião Coordenadores e Agentes das Defesas Civis das cidades, e os vereadores Silvino dos Santos (Presidente da Câmara de São Felix) e Edinaldo da Conceição (Maragogipe).

Fonte: Ascom -Prefeitura de São Félix