A cientista britânica Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, advertiu, nesta segunda-feira (6), para a gravidade de uma nova pandemia. Ela pediu para que novos investimentos fossem feitos em pesquisas para que o mundo esteja melhor preparado para esta possibilidade.

A declaração foi feita em seu discurso na Conferência Richard Dimbleby e será transmitido pela BBC na noite desta segunda. “Esta não será a última vez que o vírus ameaçará nossas vidas e meios de subsistência. A verdade é que o próximo pode ser pior. Pode ser mais contagioso, ou mais mortal, ou as duas coisas”, afirmou a cientista.

Gilbert pede aos governantes que os avanços científicos conquistados durante a corrida pela vacina contra a Covid não sejam perdidos por falta de recursos e financiamento.

A pesquisadora também falou em cautela por conta da nova variante, a ômicron. Por ainda não ser conhecida, Gilbert pede que a população mantenha os cuidados, além de reforçar a importância dos Estados de adotarem medidas para frear a contaminação.

Fonte:Metro1