O secretário Fábio Vilas-Boas foi exonerado nesta terça-feira (3) do cargo. Em uma reunião às pressas na governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Vilas-Boas foi comunicado que não permaneceria na gestão da saúde, posto que ocupa desde o começo da gestão Rui Costa (PT), em 2015. Durante a pandemia, Vilas-Boas ganhou enorme projeção, defendendo isolamento social e compra de vacinas.

A saída acontece em meio às ofensas que o secretário fez contra a chef de cozinha Angeluci Figueiredo, dona do restaurante Preta, em Ilha de Maré. Em mensagens de celular, Vilas-Boas chamou Angeluci de “vagabunda”. O governador agora busca um nome técnico, fora da gestão, para substituir Vilas-Boas. No momento, a subsecretária Tereza Paim ocupará o cargo.

Toda situação envolvendo o agora ex-secretário aconteceu no último domingo (1°). Vilas-Boas fez a travessia até a Ilha dos Frades e queria ter acesso ao restaurante. No entanto, a Capitania dos Portos, em virtude da instabilidade do tempo, recomendou a restrição de navegação na Baía de Todos os Santos. Com isso, a chef explicou que o restaurante ficou fechado e cancelou o atendimento. Irritado, Vilas-Boas invadiu o estabelecimento e ainda enviou as mensagens desaforadas à chef.

O caso ganhou enorme repercussão, com parlamentares baianas e entidades civis, entre eles a OAB-BA e o Conselho Baiano de Turismo emitindo nota contrários à atitude do secretário. Jornais nacionais também citaram o episódio e destacaram a crise que Vilas-Boas trouxe para o governo Rui Costa (PT).