Seis unidades que atuam na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Leste iniciaram, na manhã desta segunda-feira (2), um curso de aprimoramento na modalidade de Motopatrulhamento Policial, ministrada pelo Esquadrão de Motociclistas Asa Branca. Policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Serrinha) e das 27ª, 64ª, 65ª, 66ª e 97ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs/ Cruz das Almas, Feira de Santana e Irará) participam do curso.

Até a próxima sexta-feira (6), 20 policiais passarão por aulas teóricas e práticas na sede do 16º BPM, reforçando as modalidades de direção ofensiva e defensiva, escolta e segurança, policiamento no trânsito, além dos ensinamentos de tiro e abordagem. Instrutores lotados na unidade de motopatrulhamento, três a cada dia, serão responsáveis por ministrar as aulas.

Segundo o comandante do Batalhão de Serrinha, tenente-coronel Michel Alexander Muller, a ideia do curso surgiu através da vontade de tornar os policiais que já atuavam nesta modalidade, capacitados com os mesmos conceitos do Grupo de Ações Rápidas e Repressivas Avançadas (Garra) da PM.

“Com essa capacitação o nosso efetivo estará preparado para uma postura mais tática, em terrenos de difícil. Queremos, após o curso, definir trios de motociclistas para atuar não só em Serrinha, mas também nas 13 cidades de responsabilidade do 16º BPM”, disse Muller.

Ao final do curso um certificado de participação no evento será entregue para os participantes. O comandante do Asa Branca, tenente-coronel André Cavalcante, contou que esse era um desejo de outras unidades e foi o momento perfeito para a realização. “Assim que soubemos do pedido do 16º BPM, não pensamos duas vezes. Preparamos tudo para que os policiais estejam cada dia mais capacitados”, finalizou.