Equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) estão realizando ações educativas nas unidades de ensino da rede municipal para conscientizar a respeito da covid-19. Nesta segunda-feira (02), a orientação aconteceu na Creche Maria Alves Dias Costa, no bairro Vilarejo, em Cruz das Almas.

As famílias que chegam nas escolas para buscar as atividades dos alunos são recepcionadas pelos profissionais de saúde, que orientam sobre medidas como o uso correto das máscaras e a importância da higienização das mãos. Além disso, os profissionais também avaliam a situação vacinal dos estudantes e, em algumas escolas, há distribuição de máscaras, álcool gel e informativos sobre a doença.

Outras unidades também vão receber a ação de conscientização contra a covid-19 nos próximos dias. A ideia é preparar a comunidade escolar para um retorno seguro das aulas semipresenciais. “Esse trabalho é fundamental para aproximar e facilitar o acesso desses estudantes às ações de promoção e prevenção da saúde. A partir de agora, todas as unidades de ensino vão desenvolver atividades para cuidar da saúde dos nossos alunos”, afirma a Secretária de Educação, Geisa Novaes.

O PSE é um projeto intersetorial entre as secretarias de Educação e Saúde com o objetivo de promover a saúde dos alunos de forma integral e contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes. Desde o início do ano, as equipes estavam planejando as ações e capacitando professores e profissionais de saúde. Com o retorno das aulas semipresenciais se aproximando, o programa passou para a fase de execução das ações.

Para executar as atividades do PSE, a rede básica de saúde e as unidades de ensino se unem e articulam ações de atenção integral, ou seja, de prevenção, promoção, atenção e formação à saúde dos estudantes da rede pública. “A proposta é que as unidades básicas de saúde estejam junto com as escolas identificando quais são as necessidades de saúde do público escolar, quais são as vulnerabilidades sociais e econômicas e necessidades específicas de cuidados em saúde”, explica Erica Paixão, coordenadora do programa.

Entre as próximas ações que devem ser contempladas estão a prevenção ao uso de drogas, promoção da saúde bucal, ocular e auditiva e de atividades físicas, entre outras. Porém, por conta da pandemia, as conscientizações sobre a covid-19 são as prioridades neste ano.