Quando agente pensa que já vimos de tudo! Temos que enfrentar mais um Retrocesso em nosso município! As pessoas com deficiência são seres humanos com características singulares, pois cada pessoa nasce com a sua, e com o convívio com meio elas se desenvolvem.
Se já era bem precário os atendimentos agora piorou porque foram extintos ou estão tentando remanejar segundo “boatos” para outros municípios!

Até quando o gestor do município vai deixar de ofertar os atendimentos essenciais a vida destas pessoas ?

Até quando nossos filhos vão ser deixados de lado, excluídos sem fonoaudióloga, psicopedagoga, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, neurologista?

Medicamentos nem se fala, até quando vamos ter que comprar medicamentos que deveria ter no Caps ou talvez nas Unidades Básicas de Saúde? Fraldas piorou então…..

Nós já estamos cansados de saber que estamos vivendo tempos difíceis, temos consciência e até paciência demais , porque já são SETE MESES de espera, vendo nossos filhos regredindo, crianças quase parando de se comunicar de forma verbal, algumas até perdendo alguns movimentos de locomoção, só Retrocesso e sofrimento para elas e para nós mães.

A ansiedade tomou conta de muitas crianças ditas “normais” imagine as que tem deficiência intelectual?! Como essas crianças reagem ? Estão ansiosas, nervosas e se tornam por conta do Retrocesso das terapias que já não existe mais no nosso município, se tornam agressivas com elas e com quem cuida e ama.

As mães das crianças com deficiência não aguentam mais viajar para fazer terapias em outro município desde quando alguns mesmo precários a oferta na época, mas já existiam na cidade.

Muitas destas crianças tem crises nervosas e quem ajudaria socorrer algumas destas crises em outros municípios? O preconceito é grande de quem “nos” conhece e está perto e vê nossa luta( dizem que são crianças mimadas, mal educadas e cheia de vontade, que estão precisando tomar uma surra, já ouvi tanto isso, imagine o olhar de quem nunca nos viu). Claro, que toda regra tem excessão não é?!

Cremos e esperamos que a gestora tome todas medidas necessárias pensando no bem estar de nossas crianças o mais breve possível.

Queremos de volta as terapias! conclui a mãe revoltada com a situação.

chegaderetrocesso

cidadeheroicamonumentonacional

cachoeirabahia

Fonte: Facebook