Em apenas dois anos e meio de mandato, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal só cumpriram uma de cada quatro promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, de acordo com levantamento feito pelo G1.

Ainda de acordo com dados da reportagem, 26% dos 1.157 compromissos assumidos pelos candidatos foram cumpridos integralmente.

O governador da Bahia, Rui Costa, contudo, segue à frente no cumprimento das promessas de governo em relação aos outros gestores públicos estaduais do Brasil. Em dois anos e meio de mandato, ele cumpriu 36 promessas de campanha. Em segundo lugar está São Paulo, com 22 e, em terceiro, empatam Amazonas e Maranhão, com 18.

Dentre as promessas de Rui desde o primeiro ano do segundo mandato estão criar o Programa Estadual de Combate ao Racismo Institucional; implantar ao menos um curso de formação profissional em cada unidade escolar do ensino médio; e finalizar a construção da Ponte Jorge Amado, em Ilhéus.

Segundo o gestor, “essa liderança é resultado de muito trabalho não só da minha parte, mas de todos os órgãos do Estado que, apesar das adversidades, não esmoreceram diante das dificuldades”.

O governador ainda anunciou que na próxima semana irá inaugurar mais uma policlínica, entre outras obras que vão além do programa de governo.

Ainda segundo dados do G1, neste ano, a pandemia da Covid-19 foi um argumento usado de forma recorrente pelos governos estaduais como motivo para não conseguir cumprir determinadas promessas. Os gestores citam a pandemia em suas justificativas sobre os andamentos dos projetos em quase 1/5 das promessas não cumpridas ou não completamente cumpridas.

Além disso, os dados mostram que 24% das promessas foram cumpridas parcialmente durante dois anos e meio de gestão. Isso significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Com um ano de mandato, esse percentual era de 18%.

As promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos estaduais chegam a 50%. No fim de 2019, eram 62%. Apenas dois compromissos ainda não puderam ser avaliados.

Fonte: VarelaNet